"As palavras continuam com seus deslimites"
Manoel de Barros

domingo, 23 de outubro de 2011

Qual a 'origem' do preconceito linguístico?


"Cabe a escola realizar um trabalho profundo e contínuo de 

conscientização para que se comece a desmascarar o preconceito lingüístico 
presente na sociedade dominante contra a diversidade lingüística existente 
entre povos e classes sociais, uma vez que “as diferenças lingüísticas”, não 
são consideradas na escola.  
A escola foi condicionada a ensinar a língua da cultura dominante e tudo 
que se afasta desse padrão é considerado “incorreto” e deve ser suprimido”. 
Esse é um dos fatores que acarreta algumas dificuldades em alunos 
provenientes de classes dominadas, pois sentem muita dificuldade em  adaptar 
sua linguagem á norma culta. Diante desse enfoque, é correto  afirmar, que o 
uso da língua na escola evidencia as diferenças entre grupos sociais. Como 
afirma a escritora Soares (1986, p.48), o fracasso escolar está nos obstáculos 
sociais e na inabilidade da escola em ajustar-se à realidade  social”."
Trecho extraído de:

Bidialetalismo:"Quadrinhos: O bidialetalismo nas histórias de gibi."

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